Colunas

MOURINHO CABOCLO - João Nassif

02/06/2014

O técnico do Criciúma Wagner Lopes tem o perfil do português José Mourinho que é tido como um dos melhores técnicos do futebol mundial. Pratica o futebol de resultados e é o responsável pela subida do Criciúma na classificação. Prioriza sem nenhum constrangimento o setor defensivo, joga na retranca explorando a velocidade e quando seus jogadores não erram dificilmente perde um jogo. Depois da goleada que sofreu contra o Botafogo ficou sem tomar gols nas quatro partidas seguintes e perdeu esta invencibilidade contra o Santos por erros individuais que não estavam em seu roteiro.

PROBLEMAS

A grande questão que Wagner Lopes terá que resolver é encontrar solução para seu ataque. Impressiona a falta de gols do time no campeonato, foram apenas quatro em nove jogos, a pior média de gols na história do Criciúma em qualquer campeonato e esta carestia faz o time ainda sobreviver pelo desempenho defensivo. O repertorio tem que mudar, o time não pode viver apenas da bola parada sob pena de ir ficando para trás e se perder na zona do rebaixamento. É visível a ansiedade dos jogadores de cavar faltas quando se aproximam da área adversaria. O campeonato entrou em recesso e depois de duas semanas de férias sobrarão trinta dias para o ajuste final até a retomada. O técnico terá que encontrar uma fórmula para aumentar bastante o poder de fogo da equipe sem perder a excelente fase do setor defensivo.

 

João Nassif

O jornalista esportivo e multimídia João Nassif é natural de Ribeirão Preto, em São Paulo, e residente de Criciúma. Nassif possui mais de 50 anos em atividades jornalísticas, todos dedicados ao futebol, sua paixão. Já trabalhou nas rádios Clube, de Jacareí (SP), Piratininga, de São José dos Campos (SP), Cacique, de Taubaté (SP), Gaúcha, de Porto Alegre (RS), Pampa, de Porto Alegre (RS), Eldorado, de Criciúma (SC), Difusora, de Içara (SC) e Som Maior FM, de Criciúma (SC). Já realizou a cobertura da Copa do Mundo de 1982, na Espanha, pela Rádio Gaúcha. Na televisão, teve passagem pela TV Gaúcha, de Porto Alegre (RS), RCE (SC) e RIC Record (SC). No veículo impresso, trabalhou no jornal A Tribuna, de Criciúma (SC) e Jornal da Manhã, também de Criciúma (SC).  

Entre em contato com este colunista:
joaonassif@terra.com.br