Entrevistas

Entrevista com o ilustre torcedor Pedro Paulo Canela

09/07/2015

O Portal do Tigre tem um elo tão forte com sua torcida, que procurou um dos representantes mais importantes dela, Pedro Paulo Canela, ou só Canela para os mais conhecidos. Recentemente ele ilustrou junto a mais outros torcedores ilustres a mais nova campanha de marketing do Tigre. A história de Canela se encontra com a do clube, ainda em seu começo... Entrevistamos esse torcedor fanático que entende tudo sobre o time mais querido Brasil.

Quando como começou essa sua verdadeira paixão pelo Criciúma Esporte Clube Canela?

Faz tempo, eu ainda era um garoto, lá em meados de 76. Eu treinava na equipe juvenil do então Comerciário F.C., que acabava de voltar aos gramados, porém de forma amadora. No ano seguinte o time voltou a disputar o campeonato catarinense e consequentemente é que então vimos de forma animadora a criação do Criciúma E.C, pude sentir o que é jogar pelo Tigrão a um nível profissional, fiz viagens com o clube. Em 79 ainda no time e, paralelo ao futebol de salão, optei por continuar os estudos e tive de largar o futebol.

E então como torcedor, qual foram as primeiras emoções?

Na década de oitenta, agora apenas como torcedor, eu já estava cansado de sermos os eternos vice campeões catarinenses para o Joinville E. C., mas sem perder a fé segui acompanhando o clube em seus desafios. Logo em 84, um crucial acontecimento para a torcida, a mudança das cores das camisas e a estruturação completa do time! Agora sim, nasceu o Tigrão como o conhecemos hoje!

Como foi ver o time praticamente nascer e ganhar o Brasil?

Sensacional, em 86 o Tigre começou a conquistar mais e mais títulos, me lembro que nesse ano em apenas um catarinense conquistamos os quatro turnos, obviamente uma campanha tão bem sucedida, fez com que a grande e referenciada massa carvoeira (torcida) começasse a aumentar, o clube também passou a atrair a atenção de jogadores consagrados da época. Esse time montado em 1986 seria a base do elenco para a grande conquista de 1991.

Falando em 1991, como foi acompanhar de pertinho o titulo mais importante conquistado por um clube catarinense no futebol nacional?

Incrível, uma das experiências mais emocionantes da minha vida! O então técnico Levir Culpi foi o maior responsável pela construção daquele elenco campeão, méritos a Luis Felipe Scolari, mas acho que o papel do Levi foi muito mais imprescindível para essa Copa do Brasil, ele quem montou esse timaço e ao contrário do que muitos jovens pensam, o trabalho do Felipão após a conquista levou o Criciúma de campeão a membro da 3ª divisão do brasileiro, nada que fosse abalar nossa felicidade com a maior conquista do estado e com o fato de sermos o time mais competitivo de Santa Catarina! (Risos). Aquela conquista realmente foi memorável, imagine 5 mil criciumenses calando mais de 40 mil gremista em pleno Olímpico. Não preciso nem dizer que parte de nossa conquista era colorada também.

 Existem outros momentos do clube que lhe trouxeram felicidades?

A festa não parou no ano seguinte ganhamos o direito de disputar uma Copa Libertadores, me vem a mente um jogo em que colocamos um três a zero no placar diante do São Paulo de Raí. Outro momento que me trouxe muita felicidade e emoção foi aquele brasileiro da série "B" de 2002, claro que nesse intervalo de 10 anos outras conquistas menores vieram, muito bem vindas também, que seja dito! A seqüência desses fatos nos trás a mente a conquista de 2006, e suas desarmonias, é verdade, coisas que todo clube passa!

Quanto a atual gestão administrativa e de futebol do Criciúma E.C. qual a sua opinião de torcedor?

Essa atual gestão nos trouxe estruturalmente muita coisa boa, porém a parte de futebol tivemos altos e baixos, muito mais baixas nos últimos 5 anos. Os motivos para isso? A troca excessiva de treinadores, as más contratações e alguns equívocos da direção. Mas acredito em uma guinada do clube, por ser um time alto suficiente. Idealizo um Criciúma E.C. mais forte no futuro e composto principalmente por gente daqui!

O que é mais importante para Pedro Paulo Canela, ontem , hoje e amanhã?

Família! É o que para mim é mais importante na vida... Depois dela é que vem a minha paixão por esse time! Meu grande sonho na vida é poder ajudar meu time do coração a ficar em seu lugar tão merecido, não me importaria de prestar esse serviço completamente de graça se preciso fosse, esse é o meu amor a camisa tricolor!!!

Como alguém que viu o time nascer qual o seu conselho para os jovens, torcedores e jogadores?

Aos jovens e aos pequenos torcedores peço apenas que torçam de verdade por nosso clube, que honrem a camisa seja como for, assim como foi comigo no passado. Aos novos jogadores da base e contratados, espero comprometimento e profissionalismo, pois em nenhuma área de atuação o sucesso vem antes do trabalho!

Foto: Marketing Criciúma E.C.